• Otorrinolaringologia /
  • Mau Hálito
solução para mau hálito dra Adriane Zonato

MAU HÁLITO

Algumas pessoas tem problema crônico de mau hálito, conhecido pelo nome médico de halitose. Ter um hálito ruim (odor desagradável) ao acordar pela manhã, depois de algumas horas de jejum ou após uma refeição com bastante tempero, é algo normal, porém passageiro que melhora após a higiene bucal e em poucos minutos ou horas.

Para algumas pessoas o hálito ruim está presente na parte do dia e quase todos os dias.

Muitas vezes, a pessoa que tem este odor ruim não consegue perceber, não sabem que seu hálito não está bom. Como esta situação é sempre constrangedora, os amigos e familiares nem sempre alertam a pessoa, o que torna o problema mais arrastado e acentuado ainda.

Algumas pessoas têm uma preocupação excessiva com seu hálito, embora tenham hálito normal. Não é fácil avaliar o cheiro do próprio hálito, então, uma forma de saber como está o seu hálito, é pedir ajuda a um amigo ou a um familiar para confirmar sua impressão a respeito do seu hálito.

Alguns tipos de alimentos, problemas de saúde e hábitos estão entre as causas comuns do mau hálito. Independente da causa, a maior parte do mau hálito tem origem na boca mas algumas vezes podem ser sentidos através da respiração, pelo ar vindo dos pulmões como no caso da digestão de alguns alimentos ou temperos como cebola, alho e algumas especiarias.

As situações que causam gengivite (inflamação da mucosa ao redor dos dentes) são muito frequentes como causa principal do mau hálito.

As principais causas de mau hálito são:
● Má higiene bucal;
● Cigarros e outros produtos à base de tabaco;
● Boca seca e doenças ou medicamentos que causam xerostomia;
● Cáries e problemas dentários;
● Feridas na boca;
● Amígdalas com formação de cáseo (massa esbranquiçada com cheiro ruim);
● Sinusites com gotejamento de secreção pós-nasal;
● Algumas doenças e distúrbios metabólicos; e
● Refluxo crônico dos ácidos do estômago (doença do refluxo gastroesofágico).

Na maioria dos casos é possível ter melhora do mau hálito com uma higiene bucal mais adequada. Escovar os dentes após todas as refeições, lembrar de escovar também a língua, usar fio dental pelo menos uma vez ao dia e aumentar a hidratação bebendo mais água no decorrer do dia.

O uso de chicletes ou balas e de enxaguantes bucais produzem alívio temporário do odor ruim, pois não abordam o real problema. Podem ser utilizados como coadjuvante a outras medidas.

Se o seu mau hálito não melhorar, mesmo tendo feito as alterações de hábito e de higiene bucal, consulte o seu dentista e um médico especialista para investigar a causa do odor.

A melhora da halitose nem sempre é imediata ou tem uma causa tão clara, dependendo de uma anamnese detalhada para descobrir o real problema.